top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Braz

Brasil teve mais de 1,6 bilhão de ataques cibernéticos em três meses

Dados da Fortinet indicam tentativas de invasão no primeiro trimestre do ano, de um total de 9,7 bilhões na América Latina



O Brasil sofreu mais de 1,6 bilhão de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro trimestre do ano, de um total de 9,7 bilhões da América Latina. É o que indicam dados coletados pela Fortinet através de sua plataforma que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo.



Mundialmente, somente em março, houve uma média de 600 novas campanhas de phishing por dia. Tal mês coincide com o início da quarentena por conta do Covid-19 na maioria dos países.



De acordo com a empresa, houve um aumento de 131% na incidência de vírus em março em comparação ao mesmo mês de 2019. A tendência foi notada já nos primeiros meses do ano, com um aumento de 17% de vírus em janeiro e de 52% em fevereiro, na mesma comparação.



Conforme explica Alexandre Bonatti, diretor de Engenharia da Fortinet Brasil, normalmente, o maior número de ataques vem na forma de exploits, que tira vantagem de defeitos e vulnerabilidades dos sistemas. 



No entanto, houve uma mudança no comportamento dos cibercriminosos este trimestre. “Eles passaram a tentar entrar nas redes por meio de phishing, abusando da confiança e da ingenuidade das pessoas que estão em busca de informações sobre o Covid-19”, explica.



Estratégia contra ataques cibernéticos



Em fevereiro, o governo brasileiro criou a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), com o objetivo de tornar o país seguro e proteger o espaço cibernético. A ideia visa ainda aumentar a resiliência do país aos ataques cibernéticos e fortalecer a atuação brasileira em segurança online no cenário internacional.

Para atingir essas metas, foram desenvolvidas dez ações. Entre elas, a criação de fóruns de governança, adoção de soluções nacionais de criptografia e a adequação de uma legislação específica.


Confira mais em: https://bit.ly/2YNmWbK


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page