top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Braz

Next Generation Firewall: saiba o que é e porque a sua empresa precisa.

Com a evolução constante da internet, seu número incalculável de usuários e o nível de serviços que nasceram ou são dependentes do mundo digital, investir em segurança de rede é o mínimo que você pode fazer para proteger os seus dados organizacionais.


A questão é que Firewalls da primeira e da segunda geração oferecem uma proteção que já se tornou limitada, frente aos ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados e constantes.


O Next Generation Firewall (NGFW) ou, em português, o Firewall da Próxima Geração chega com uma solução de segurança que alcança níveis de proteção bem mais avançados dos que as versões anteriores.

Next Generation Firewall x Firewall UTM


O Firewall do tipo UTM (Unified Threat Management) é, de fato, uma evolução na segurança de rede, já que ele concentra num só aparelho várias funções. Na verdade, ele não é um geração mais avançada no quesito de avaliação do que entra ou sai da rede, mas de funcionalidades.


Ele centraliza em si características como antivírus, VPN, Proxy, balanceamento de carga, inspeção profunda de pacote (DPI), além, claro, da própria função de Firewall.

A grande diferença é que o NGFW tem, na sua arquitetura, os recursos de aplicação e inspeção, mas não conta com todas as funcionalidades do UTM. No entanto, para grandes redes, é mais vantajosa a presença de um NGFW, por conta da criação de políticas de acesso de forma automatizada e do aprofundamento da análise de segurança.


Claro, tudo vai depender do tamanho da rede que se quer proteger. Em muitos casos, os Firewalls do tipo UTM podem apresentar vantagens econômicas para pequenas e médias empresas, já que agem como uma versão ampliada do doméstico Internet Security.


Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre Segurança de Rede, Firewalls e Firewalls de Próxima Geração? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page