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  • Daniel Braz

Dicas para trabalhar em home office: saiba proteger informações importantes

Trabalhar em home office se tornou uma alternativa para muitas pessoas por conta da pandemia de Covid-19. Esses profissionais, no entanto, precisam ter cuidados redobrados com a segurança online. Departamentos de TI de grandes companhias costumam tomar medidas sérias para evitar vazamento de informações corporativas, mas pequenas empresas e profissionais liberais também devem se precaver ao adotar o trabalho remoto. Veja, a seguir, dicas para home office que vão ajudar a incrementar a segurança dos seus dados durante o período de trabalho em casa em tempos de coronavírus.


1. Altere e proteja suas senhas

É preciso partir do pressuposto que a rede doméstica é menos segura do que corporativa. A recomendação de empresas de segurança como ESET e Panda Security é adotar senhas fortes e ativar a verificação em duas etapas em todos os serviços online. Troque senhas fracas ou muito antigas por sequências de 12 dígitos mesclando números, letras e símbolos. Especialistas também indicam que frases longas podem surtir ainda mais efeito contra eventuais tentativas de invasão.


2. Instale um bom antivírus

É imprescindível fazer uma varredura com um bom antivírus no computador antes de começar a trabalhar, especialmente se a máquina for pessoal. O Malwarebytes é um dos melhores para esse tipo de tarefa, enquanto softwares como AVG e BitDefender são boas alternativas gratuitas para complementar o Windows Defender, que vem pré-instalado no Windows 10.

3. Mude a senha padrão do roteador

Antes de usar o Wi-Fi de casa para trabalhar, assegure-se de que o roteador não está mais configurado com a senha padrão do fabricante. Esse tipo de código costuma ser amplamente conhecido, o que acaba eliminando uma importante cama de segurança na rede: se um invasor acessar seu Wi-Fi, rapidamente poderá controlar o principal ponto da rede e infectar outros aparelhos.


4. Use uma VPN

Mesmo aprimorando a segurança da rede doméstica, o uso de VPN ainda é a melhor forma de proteger dados da empresa ao trabalhar em casa. A tecnologia de rede virtual cria uma espécie de túnel entre seu computador e o servidor da companhia, impedindo que eventuais invasores tenham acesso às informações trafegadas. A solução é indicada para quem faz home office e precisa ter acesso a documentos que ficarão nos computadores da empresa.


Confira as demais dicas no site: https://glo.bo/2RJyEjy


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